2022-10-06

0306. Hipermercado vs Igreja

 

 


Na minha cidade existe um Hipermercado que vende todo o tipo de produtos… deste carne, peixe, vestuário, até aos mais variados tipos de eletrodomésticos.

Ao lado está uma Igreja que também vende todo o tipo de produtos… desde missas, terços, crucifixos, até aos mais variados souvenirs alusivos à fé no seu deus.

 

O gerente do Hipermercado é uma das mais distintas figuras da comunidade com bastantes conhecimentos na área da economia; eventualmente não tantos como o pároco da Igreja, também ele uma celebridade entre os fiéis, que, mérito seja reconhecido, além de excelente gestor de almas, é também um brilhante administrador financeiro.

Muitos dos clientes do supermercado são obviamente crentes e assíduos frequentadores da igreja. Não é raro ver as mesmas caras num e noutro local, sobretudo ao fim de semana.

 

A diferença fundamental entre os referidos locais é bastante óbvia: enquanto no primeiro se alimenta primordialmente o estomago, no segundo alenta-se fundamentalmente a alma.

No primeiro é indispensável comprar, porque se não o fizer acaba mesmo por ir desta para melhor.

No segundo embora seja dispensável comprar, acaba sempre por o fazer; afinal nenhum católico quererá deixar de reservar o seu lugar no céu.

 

Em ambos os casos existem fortes campanhas de marketing dos respetivos produtos; de resto com grande sucesso, tal como demonstram os resultados positivos por ambos exibidos.

 

A diferença fundamental entre as duas campanhas publicitárias é simples: a primeira é baseada num produto real e o lucro varia em função do mercado; a última é baseada num produto fictício e o lucro, embora também variável, é praticamente 100%.

A principal semelhança (objetivo) é clara: o lucro!

 

Há quem diga que o “dinheiro é fonte de pecado” … mas, o que é certo, é que sem dinheiro, nada se faz!

 

Em ambos os locais tem que se pagar os respetivos serviços pois ninguém oferece nada a ninguém!


Autor: Carlos Silva
Data: 2022-10-05
Imagem: Internet
Obs.:
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