2022-06-03

0294Facebook: desativação de conta

 




Portal da Queixa: Nº Reclamação: 68145721

 5 de dezembro 2021 - Data de ocorrência: 24 de outubro 2021

 silva7564@gmail.com (conta desativada)

 

“O objetivo dos Padrões da Comunidade Facebook é criar um local de expressão e dar voz às pessoas” …

 

1 – No meu caso estão a fazer precisamente o contrário: a calar a voz da minha pessoa.

 

“A empresa Facebook pretende que as pessoas consigam falar abertamente sobre os problemas que lhe interessam, mesmo que algumas possam discordar ou considerar inconvenientes.”


2 – Ora, no meu caso particular limito-me a falar abertamente dos problemas da comunidade, mas a empresa Facebook, desativa o meu perfil, porque, sem contraditório e sem informar o porquê, discorda ou considera-os inconvenientes.

A empresa Facebook não respeita os direitos humanos internacionais, contrariamente ao que afirma. Faz os seus próprios juízos, sem sequer informar os clientes do porquê das suas decisões.

 

AUTENTICIDADE

3 - A minha conta do Facebook é AUTÊNTICA e representa única e exclusivamente a minha pessoa. Os conteúdos por mim nela inseridos são originais e alguns textos que supostamente consideram violar os Padrões da Comunidade estão inclusivamente publicados em livro.

 

SEGURANÇA

4 - Os conteúdos por mim inseridos não têm o objetivo de intimidar, excluir ou silenciar ninguém.

Tenho todo o direito de criticar, NO MEU PERFIL E NAS MINHAS PÁGINAS, ideias ou ideais, figuras públicas, estados ditatoriais, qualquer tipo de crença ou religião...  etc... e até o Facebook quando não concordo com a sua atuação!

É um princípio fundamental (liberdade de opinião) de qualquer sociedade livre e democrática…

Uma lei ou “Padrão de Comunidade” que diga que não posso criticar ou ridicularizar ideias, nomeadamente religiosas ou do domínio público, calando e eliminando os seus membros é no mínimo, INTOLERÁVEL e INADMISSÍVEL, hoje em dia!

 

PRIVACIDADE

5 - Não estão a proteger, mas sim a violar a minha privacidade e sobretudo a minha liberdade, impedindo-me de contactar com as pessoas da minha comunidade.

 

DIGNIDADE

6 – “Acreditamos que todas as pessoas são iguais em termos de dignidade e direitos. Esperamos que as pessoas respeitem a dignidade umas das outras, sem assediar nem rebaixar ninguém”.

Obviamente que respeito a dignidade e os direitos de toda a gente. Porém, o Facebook não o faz.

Simplesmente não respeita o direito e a dignidade da minha pessoa e de todos os meus contactos ao “desativar” (censurar!) o meu perfil sem explicar o motivo dessa decisão.

 

Solicito resposta?

 

--- / ---
Autor: Carlos Silva
Data: 2021-12-05
Imagem: Internet
Obs.:
Direitos reservados.
--- / ---

 


2022-06-01

0293. Facebook: conta pessoal desativada

 




Portal da Queixa: Nº Reclamação: 67060721

8 de novembro 2021 - Data de ocorrência: 24 de outubro 2021

 

O Facebook desativou a minha conta pessoal.

 O Facebook desativou a minha conta pessoal sem sequer me dar hipótese de contestar a decisão. Criei outro perfil para tentar resolver a situação, mas simplesmente não respondem. Os canais de ajuda do Facebook não funcionam. Não têm contacto telefónico ou e-mail.

 Resumindo eliminou, sem especificar o motivo, o meu Perfil Pessoal e as Páginas associadas, sem o mínimo respeito pela pessoa e propriedade intelectual, remetendo-me simplesmente para os seus “Padrões da Comunidade”.

 

---/---

Mail: (Facebook)

24/10/2021, 07:32

"Olá,

A tua conta foi permanentemente desativada por não seguir os Padrões da Comunidade do Facebook. Infelizmente, não existe nenhum motivo que nos permita reativá-la.

Esta é a nossa última mensagem relativamente à tua conta. Para obteres mais informações sobre as nossas políticas, revê os Padrões da Comunidade do Facebook:

https://www.facebook.com/communitystandards?ref=cr

Cumprimentos"

---/---

 

O Facebook não responde às minhas solicitações na própria plataforma nem por qualquer outra via.

 Visitei os “Padrões da Comunidade” (do Facebook) e depois de os ler atentamente, continuo a desconhecer o motivo pelo qual fui “desativado” (Perfil pessoal autêntico!) tal como todas as páginas pessoais onde tinha as minhas publicações, livros editados e publicados (originais!).

 Neste momento estou a ter perdas a nível económico e a nível pessoal pois não posso contatar amigos/parceiros/grupos (com quem não tenho contacto telefónico) e também não posso publicitar/vender os meus próprios livros através da plataforma. Estas páginas foram sugeridas pela editora com a qual assinei contrato.

Também já fui contactado por alguns seguidores/amigos que me perguntam "o que se passa?!"

 Começo por expor o caso aqui, mas estou também a pensar divulga-lo na comunicação social para que o público em geral e os utilizadores em particular, tenham conhecimento dos critérios e atuação do Facebook relativamente à aplicação dos seus "Padrões da Comunidade" aos utilizadores.

 Não sei qual é o motivo da censura da conta. Não sei como foi exercida ou por quem... mas reafirmo que tenho legítimo direito de criticar NO MEU PERFIL E NAS MINHAS PÁGINAS, figuras públicas, estados ditatoriais ou qualquer tipo de crença (religião)… etc.… e até o Facebook quando não concordo com a sua atuação como é o caso!

 Não ofendi nenhuma pessoa em particular porque respeito todas as que pensam diferente de mim ou acreditam no que quer que seja…

Tenho todo o direito de criticar ideias ou ideais, sejam quais ou de quem forem!... é um princípio fundamental (liberdade de opinião) de qualquer sociedade livre e democrática!

 Uma lei ou “padrão de comunidade” que diga que não posso criticar ideias, nomeadamente religiosas ou do domínio público, calando e eliminando os seus membros é no mínimo, INTOLERÁVEL e INADMISSÍVEL, hoje em dia!

 Solicito por parte do Facebook a REPOSIÇÃO DO PERFIL PESSOAL (autêntico!) que foi "desativado" (censurado!) ou, no mínimo, uma explicação ou justificação para que assim me possa defender ou contestar tal ação?

 Carlos Silva

--- / ---
Autor: Carlos Silva
Data: 2021-11-08
Imagem: Internet
Obs.:
Direitos reservados.
--- / ---