segunda-feira, 13 de maio de 2024

0404. Respeito

 



Sempre respeitei toda a gente!

 

Sempre disse, e continuo a dizer, tudo o que tinha a dizer, no local e momento próprio, a quem tinha que dizer!

Quando, por razões profissionais, se está longe da família, como por diversas estive, cria-se novos laços de amizade que perduram toda uma vida.

Cria-se uma espécie de segunda família que está sempre por perto para dar a mão e sobretudo aquela palavra de conforto nos momentos mais difíceis.

A distância pode realmente ser difícil porque implica espírito de sacrifício e sobretudo entreajuda para superar dificuldades que só essa segunda família pode colmatar.

Nada tenho a apontar a quem luta por estar perto da família. É perfeitamente legítimo, sendo condição fundamental para o bem-estar pessoal e profissional.

Nada tenho a apontar a quem gosta de estar no conforto da primeira família.

É, no entanto, censurável, quem o faz com prejuízo do bem-estar dos que o rodeiam, dos que também gostam de estar perto da primeira família.

Os que o fazem ou fizeram, não será certamente fácil dormir de consciência tranquila… e muito menos conviver diariamente precisamente com os prejudicados.

Os que o fazem ou fizeram, certamente não saberão o significado da palavra “Respeito”.

 

Digo-o por mais de uma vez me ter sentido injustiçado… sobretudo pela Instituição.

Por mais de uma vez me pediram que ficasse… e sempre fiquei! Fiquei por profissionalismo e sobretudo por prazer.

Por mais de uma vez me mandaram para longe… para onde ninguém queria ir… e sempre fui!

Fui imbuído de um profundo sentimento de profissionalismo, mas também de ingratidão e em alguns casos, com a nítida sensação de injustiça… e de falta de “respeito”.

Falta de respeito por todo o trabalho árduo realizado!

Falta de respeito por todo o empenho e dedicação!

Falta de respeito pelo militar… e sobretudo pela pessoa!

 

Fui…

Fui com a convicção de ter sido prejudicado…

Por isso no momento escrevi, expressando o meu sentimento de injustiça.

Por isso no momento disse o que tinha que dizer a quem tinha que dizer.

 

Respeito!

Nem todos alcançarão o seu significado.

Alguns terão alguma noção…

Outros apenas uma simples perceção…

Outros apenas entenderão quando algum dia alguém lho negar ou faltar.

 

Respeito!

Mais do que entender o significado,

Importa a atitude…

Importa a atitude correta tomada no momento certo!

 

Respeito não exige apenas palavras…

Respeito exige ações concretas!

São as ações que ficam na memória…

De quem respeita…

E sobretudo do respeitado!

 

Autor: Carlos Silva
Data: 2022-12-11
Imagem: Internet
Obs.:
Direitos reservados.


https://agoracarlos.blogspot.com/2024/05/0404-respeito.html
https://agora7564.wordpress.com/2024/05/13/0404-respeito/
https://carlosagora.blogs.sapo.pt/0404-respeito-160077
https://carlosagora.wixsite.com/agora/post/0404-respeito




Sem comentários:

Enviar um comentário